Introdução
Meu primeiro tutorial de mapas. Não sou muito bom com tutoriais então, me avisem se tiver ficado ruim o tutorial. Será um tutorial básico, ensinando possíveis erros que podem ser cometidos e como evita-los. Espero que gostem, fiquem com ele!
Etapa #1 - O que é certo e errado?
Todos sabem que quando se vai fazer um mapa, não se pode sair colocando qualquer tile onde bem imaginar. Devemos saber e conhecer onde e como usar certos tipos de tiles. Pra começar vamos falar do ato da realidade.
Realidade
Abaixo você pode notar um exemplo de um mapa que está com sua realidade um tanto quanto bizarra. Onde podemos ver uma árvore dentro da água, e grama de neve em um local que nem tem neve sem falar nos outros objetos.
Ação Humana - Ação da Natureza
Pode-se presenciar abaixo, um mapa com simetria. E sendo uma "floresta" não cabe as leis naturais ter um rio ou árvores todas alinhadas perfeitamente. Dando a impressão que foi feito por obra humana e não da natureza.
Boa Simetria
Agora, na screen abaixo você pode notar que há simetria incumbida no mapa. Só que dessa vez o mapa é um interior, e nele há a intervenção do homem. O que faz você usar a simetria. Mas lembre-se. Mesmo sendo um interior ou um outro ambiente onde há intervenção do homem, devemos ficar atentos na questão da simetria, pois ela em alguns casos pode acabar prejudicando seu mapa.
Má Posicionamento
E pra finalizar essa primeira etapa. Você deve saber que alguns tiles devem ter uma atenção especial antes de serem colocados. Irei explicar melhor depois de verem a imagem a baixo:
Quando se vai colocar alguns tiles como os mostrados a cima, se deve ter uma atenção, pois dependendo de onde você os coloca acaba dando uma nova perspectiva no mapa. Sendo assim, uma estante de livros, tem duas partes, a de baixo ( 1 ) que deve ficar no chão, e a parte de cima ( 2 ) que fica no primeiro tile da parede. Assim fica abaixo:
Etapa #2 - Saber quando parar!
Isso realmente deve ser posto nesta aula. Saiba quando parar! Vai haver momentos que você vai achar que quanto mais melhor. Mas ai que tá, quanto mais, pior. Quando se coloca demais de algum tile você acaba deixando o mapa menos real e mais estranho, ou então acaba deixando ele cansativo e repetitivo o que ocorre em mapas muito grandes mas isso irei falar mais tarde. Veja abaixo um exemplo de um pequeno exagero nos tiles:
No exemplo acima houve um exagero leve na hora de colocar os tiles. Mas a vezes em que podemos colocar o dobro, ou pior o triplo do número de tiles iguais. Dai acaba que saímos do controle, fazendo algo totalmente bagunçado e sem sentido. Como evitar isso? Basta agir natural, evitando o exagero e vendo sempre realmente é necessário colocar vários.
Etapa #3 Tamanho não é documento
Sim, quando a questão é mapas o tamanho não é documento. Quando se faz um mapa muito grande você acaba esquecendo de colocar mais objetos para deixa-lo menos vazio ou então faz o contrário e coloca tanta coisa que deixa ele poluído
A dica que dou é. Caso for fazer um mapa não faço muito grande, fazendo-o menor você tem a oportunidade de colocar mais detalhes e outra, um mapa muito grande além de repetitivo ele cansa de se jogar e fazer. Em último caso faça um mapa muito grande, mas se tiver de fazer tente deixa-lo com um dinamismo maior
Etapa #4 Use tudo que tem!
O RPG Maker é uma engine que possui ferramentas simples de uso, então sempre use tudo que você tem há sua disposição. E pra isso você se deve saber como usar elas. Irei falar apenas de duas, e como devem ser usadas.
Acima você pode notar o modo incorreto de se usar o Pincel de Sombras. Ele é pra ser usada em dois tipos ( que eu conheço xD ). O primeiro é pra tirar as sombras que as paredes fazem, ou mesmo pra tirar as que você colocar. Irei deixar uma screen de como usar essa ferramenta!
Acima segue um dos efeitos do Pincel de Sombras. É dar uma nova perspectiva aos objetos, fazendo os ficar do modo desejado. Assim como também pode se incorporar um efeito que antes não tinha, colocando uma sombra maior em um objeto obviamente maior ( como no caso das torres ). E há também uma outra dica de uma ferramenta que é muito útil. Segue um exemplo abaixo:
Consegui-o ver? A grama usando a técnica fica com a perspectiva de que está dentro da árvore ou incorporada com a montanha. Isso se deve por eu ter usado a tecla Shift, que faz com que a grama vire tile normal dai quando você apenas passa com o tile de grama ( que é o usado no chão ) a grama se transforma em auto tile onde foi passado o tile de grama.
Etapa Final #5 - Explicando Algumas Coisas
Essa etapa eu iria explicar como funciona alguns dos ícones do database da aba de tiles, mas irei retirar pois achei que seria um tanto desnecessário.
Fim!